O mercado náutico em Santa Catarina já se consolidou como uma economia emergente e sólida, em especial na região da Grande Florianópolis, onde estão instalados cerca de dez grandes estaleiros. E é por este motivo que chegada da terceira edição da Exponautica está tão aguardada pelos empresários do Sul do Brasil. Entre os dias 23 a 26 de junho, a Marina Pier 33, às margens do paradisíaco Rio Biguaçu, vai receber pela terceira vez o evento que foi um verdadeiro divisor de águas na expansão e divulgação do virtuoso mercado náutico catarinense.
As duas primeiras edições da Exponautica foram avaliadas como sucesso absoluto pelo público, de mais de 20 mil pessoas por ano, e pelos mais de 100 expositores que já fizeram parte do evento nas duas edições. E, para 2011, a organização da Exponautica prevê um crescimento de 20% na visitação, e de até 30% no volume de negócios - que na edição passada atingiu as cifras de R$ 25 milhões. “O público da feira é bastante seleto, com pessoas realmente interessadas em fechar negócios”, avalia Pedro Odilio Phelippe, diretor do estaleiro que produz as lanchas Phantom, que esteve presente nos dois primeiros anos do evento e deve retomar o posto de maior expositor do evento em 2011.
Um exemplo da importância do evento para o setor é o iniciante estaleiro Singular Boats que apresentou na Exponautica 2010 seu então único modelo de embarcação, uma lancha de 28 pés, e deve retornar ao evento em 2011. “Estamos há quase dois anos no mercado e o que nos faltava era uma oportunidade como essa”, disse Mari Comim, proprietária do estaleiro, de Palhoça, na Grande Florianópolis, que vendeu em média cinco vezes mais embarcações depois da apresentação de seu barco na feira do ano passado.
Realidades positivas como estas vindas dos expositores da Exponáutica fazem lembrar que o aumento no comércio de embarcações reflete diretamente na geração de empregos. Pesquisa informal realizada pela própria Exponautica em 2010 apontou uma defasagem de cerca de 30% na relação entre a oferta de vagas e a disponibilidade de profissionais qualificados neste mercado em Santa Catarina. Por isso, o SENAI Santa Catarina é um dos parceiros do evento e busca reduzir esta defasagem oferecendo cursos especiais para o setor e, junto à Exponautica, buscando com que o mercado náutico cresça com qualidade em Santa Catarina.
Na edição 2010, o evento contou com nomes como Schaefer Yachts, Armada Yachts, Top Line, Ocean Life, Xexeu Mar, SENAI, Gamper Náutica, EVW Estaleiros e Pisare, Lanchas Bayline Bombardier, Citimarra Universo Náutico, Equinautic, Estaleiros Mac Gerald, Aymore Financiamentos, Eletrosul, Chrysler – DVA Automoveis, Evolve Boats, Fibrafort - Mega Jet, Find Me, Flexiteek by GMS, Teka Sintetica, Fs Boats, Gamper Nautica, GS Rotomoldagem, GSP Loteamentos, Hila Cosmeticos, Jeep, Lanchas Millenium – Estaleiro All Fibras, Marine Express, Marinha do Brasil, Mercedes Benz, Mogadicho, Navis, Armada Yachts, Acatmar – Associação Catarinense de Marinas , Garagens Náuticas e Afins, Dodge , Navis, Racon Consórcios Náuticos, Singular Boats, Sunglass, dentre outras importantes marcas que este ano devem novamente agregar valor à maior feira náutica do Sul do Brasil e terceira maior feira nacional do setor.
Ainda entre as oportunidades de negócios da Exponautica, destaque para os emprendimentos imobiliários de luxo que atingem em cheio o públcio do evento. As empresas Eco Invest, Marina Beach Tower, Beco Castello e Spindola Construtora marcaram presença na edição 2010 da Exponautica e, além destes, outros importantes nomes da construção civil estarão nos disputados stands da feira.
Um passeio para a família
Além de uma feira de bons negócios náuticos, a Exponautica também está ganhando espaço no calendário fixo de eventos turísticos de Santa Catarina. Realizada na cidade de Biguaçu, a cerca de 15 minutos de carro da capital, Florianópolis, o evento oferece uma estrutura de serviços atrativa, além de beleza natural ímpar como cenário. A Foz do Rio Biguaçu é um dos cartões postais da Grande Florianópolis e apresenta totais condições de receber embarcações de diversos portes e também proporciona a possibilidade de realização de test drives, facilitando a negociação das embarcações à venda no evento.
A área total da Exponautica chega a 18 mil m² e conta com amplo espaço de exposição em área seca e molhada, além de restaurante e lounge com vista privilegiada para o Rio Biguaçu. Atrações como rica gastronomia, música ao vivo e competições náuticas complementam o quadro de atrativos da feira que recebe visitantes de todo o sul do Brasil e demais regiões do país atrás de bons negócios e diversão. “Vamos aumentar a área do evento em 30%, oferecendo mais estandes e mais conforto para quem vem à Biguaçu visitar a Exponautica”, afirma Ivan Gogolevsky, um dos organizadores da feira.
O evento é uma realização da Acatmar - Associação Catarinense de Marinas, Garagens Nauticas e Afins, com o apoio do Governo Federal, Estadual e Municipal e a organização da Bananas Promoções.
Fonte: Assessoria de Impensa (15/06/2011)