O clima colaborou e a chuva não atrapalhou a realização do 4º desfile da Oktoberfest 2015. Conforme números da Polícia Militar, neste sábado, dia 17, mais de 35 mil pessoas compareceram à rua XV de novembro, no Centro, para conferir de perto toda beleza e alegria das alegorias e entidades que representam o melhor da cultura blumenauense.
Se a cada edição a emoção é grande para quem assiste, é ainda maior para quem desfila. O 148º desfile da história do evento contou com 3.330 participantes, divididos em 107 grupos. Até o fim do percurso, que tem duração de cerca de uma hora, cerca de 50 pessoas da equipe de apoio coordenam os bastidores. Tudo para assegurar que a grande atração da maior festa alemã brasileira saia impecável.
Este compromisso também é assumido pelos próprios integrantes. Verdadeira fã da Oktoberfest, a securitária Renata Floriani, 34 anos, frequenta a festa há 24 edições. Desde o ano passado, a blumenauense e as amigas Carla Casas, 37 anos, Patrícia Klock, 32 anos, e Daniela Nascimento, 33 anos, participam do desfile oficial pelo grupo de Blumenauenses e Turistas. Tipicamente trajadas, as "fridas" desfilaram na quarta-feira, dia 14, e fizeram questão de comparecer também neste sábado.
Renata conta que o grupo entra no espírito de Oktoberfest já uma semana antes do início do evento, quando os primeiros turistas começam a chegar à cidade. É nesse período que acertam os últimos detalhes para fazer bonito no desfile. Nesse ano, a preparação incluiu renovar o figurino: as amigas remodelaram trajes, montaram novos penteados e aprimoraram a maquiagem. Até mesmo ensaiaram coreografias para mostrar muita animação durante o trajeto.
Segundo a diretora de eventos e operações do Parque Vila Germânica, Ivone Lemke, os foliões estão tomando a participação no desfile com mais seriedade, a partir de mudanças feitas no regulamento geral. Novas regras levaram à maior qualificação de alegorias e principalmente à adequação dos trajes, que estão mais autênticos, incluindo os calçados.
"Cada vez mais, estão percebendo que levar a nossa cultura para a rua é uma responsabilidade. O desfile é sinônimo de orgulho para a cidade, por isso, tem que ser encarado com certo rigor", coloca.
Se o empenho encanta os turistas, faz vibrar o blumenauense. O casal de namorados Lucas Wunsch Pereira, 20 anos, e Maria Elisa Connick, 21 anos, prestigiaram o desfile pela segunda vez este ano e aprovam o que assistiram. Ela, que já desfilou em anos anteriores como membro de um dos tradicionais clubes da cidade, tem as danças folclóricas como um dos pontos fortes da atração.
Porém, acima de tudo, acredita que o grande diferencial está no capricho do blumenauense. "É muito bonito e alegre, o desfile representa bem o que é a Oktoberfest. Você percebe que está organizado, bem enfeitado e sincronizado, como deve ser. É um espetáculo", declara. Toda essa beleza e alegria tomam conta da rua XV de Novembro novamente na próxima quarta-feira, dia 21, às 19h30.
Fonte: Assessoria (19/10/2015)