O Billabong Pro Santa Catarina deve começar no início do seu prazo em Imbituba, no litoral sul do estado. As previsões indicam a entrada de grandes ondas na Praia da Vila, mas a Defesa Civil de Santa Catarina já emitiu um alerta de muita chuva também para esta semana em toda a região do campeonato. Uma primeira chamada para a rodada de apresentação dos melhores surfistas do mundo já está confirmada para sexta-feira e eles certamente irão competir neste fim de semana em Imbituba. A etapa brasileira do ASP World Tour pode até terminar antes do seu prazo final, dia 02 de maio, para aproveitar as ondas desse primeiro swell (ondulação).
Todos os gráficos apontam séries com mais de 2 metros de altura para o fim de semana e não será a chuva que vai impedir a largada da corrida do título do Billabong Pro Santa Catarina na sexta-feira, apesar do alerta da Defesa Civil do Estado: “Uma frente fria avança pelo litoral catarinense e encontra temperaturas bastante altas, o que aumenta o risco de temporais com ventos fortes. A instabilidade deve persistir para o restante da semana. Os volumes de chuva podem superar o esperado para o mês inteiro no litoral sul do estado e a temperatura declina a partir da quinta-feira, com a chegada de uma massa de ar polar ao Sul do Brasil”.
Alguns atletas já estão chegando ao Brasil e os primeiros, talvez, fora os brasileiros, são os astros da equipe de competição da Billabong. O atual líder do ranking mundial, Taj Burrow, o tricampeão Andy Irons e o português Tiago Pires, fizeram uma primeira parada em São Paulo. Na capital paulista, cumprem algumas ações de marketing antes de embarcarem para Santa Catarina, como uma sessão de autógrafos na loja da Billabong do Morumbi Shopping.
O australiano Taj Burrow venceu a segunda edição da etapa brasileira do ASP World Tour em Imbituba em 2004 e vai defender a liderança do ranking no Billabong Pro Santa Catarina. E outra grande atração será Kelly Slater, que no ano passado conquistou sua segunda vitória na Praia da Vila, na emocionante final contra o brasileiro Adriano de Souza. Os três são presença certa na primeira coletiva de imprensa agendada para esta sexta-feira, em horário a definir.
“Visando a qualidade do evento, neste ano, além da sede principal na já consagrada Praia da Vila, teremos uma outra estrutura na paradisíaca Praia do Rosa, extremo norte de Imbituba”, conta Xandi Fontes, da Quântica Produções e Eventos, organizadora do Billabong Pro Santa Catarina junto com o Grupo RBS. “Com a nova sede de backup no Rosa Sul, atenderemos aos surfistas quando o swell for de leste com vento sul. Já as melhores condições para a Vila são swell de sul e ventos norte/nordeste/oeste. Está tudo pronto e agora é só esperar as ondas”.
Xandi Fontes também atua como diretor de prova do Billabong Pro Santa Catarina, sendo a pessoa responsável pela decisão de rolar ou não o campeonato a cada dia. Ele destaca a nova fase da etapa brasileira do ASP Tour, que desde 2003 é realizada no litoral catarinense. “Tenho a satisfação e a honra de anunciar a assinatura do maior contrato da história dos eventos de surfe no Brasil, com a gigante Billabong, uma das maiores e mais conceituadas marcas de surf do mundo. Certamente, com toda a sua experiência e tradição em eventos internacionais de grande porte, vai acrescentar muito para o sucesso do nosso campeonato”, enalteceu Xandi.
A Billabong também ficou feliz com a entrada na etapa brasileira, passando agora a ter maioria de provas no calendário do ASP Tour 2010, quatro das dez da temporada. “Essa é mais uma ação da Billabong Internacional com objetivo de apoiar e reafirmar o nosso compromisso com o surfe brasileiro”, disse Chris Kypriotis, presidente do Grupo da Billabong na América do Sul. “Por meio do Billabong Pro Santa Catarina, eu expresso meu desejo pessoal de ver a marca retornar ao evento mais importante da América Latina. Estamos felizes em receber a família do surfe no Brasil e queremos proporcionar um evento de qualidade, que comprove a capacidade do mercado interno, a competência dos nossos atletas e a nossa paixão pelo esporte”.
ATENÇÃO PARA NOVO REGULAMENTO: O gerente geral do ASP World Tour, Renato Hickel, esclareceu o novo regulamento que será aplicado no meio da temporada. Após a quinta etapa, o Billabong Pro Teahupoo no Taiti, o grupo de elite será reduzido de 45 para 32 atletas e esses 32 primeiros colocados no ranking vão disputar o título mundial nas cinco provas da segunda metade de 2010. O número de competidores nas etapas também cairá de 48 atletas para um novo formato de 36 surfistas, os 32 com mais quatro convidados. Para o ano que vem, serão mantidos os 22 primeiros colocados no ranking final do Dream Tour 2010, com o ranking mundial unificado (ASP World Ranking) classificando mais dez surfistas para a elite de 2011.
CIDADE DO SURF – Desde que adquiriram a licença da etapa brasileira do ASP World Tour, os catarinenses Teco Padaratz e Xandi Fontes vêm mantendo a filosofia inicial de não só fazer o maior campeonato de surfe da América do Sul, como também um grande festival, com muita música e outras atrações para o público que sempre lotou as praias por onde passou o evento no litoral de Santa Catarina. No Billabong Pro Santa Catarina não será diferente!
Na “Cidade do Surf” montada na enorme arena do evento na Praia da Vila, várias opções de lazer para os que forem assistir os melhores surfistas do mundo em Imbituba. No Espaço Bem Estar, eles terão massagens e aulas de Yoga. No Cultura Surf, exposição de troféus, fotos e vídeos. No Espaço Ecologia, diversas ações de preservação do meio ambiente. E no dia 25, acontece o concorrido concurso da Garota Skol WCT, para a escolha da gata do campeonato.
WCT SURF MUSIC FESTIVAL – O Stage Music Park, em Jurerê Internacional, bairro nobre de Florianópolis, foi o lugar escolhido para receber o WCT Surf Music Festival no dia 24, sábado. A banda australiana Beautiful Girls será a atração internacional, mas outros shows vão agitar a noite, reunindo nomes como Teco Padaratz e as bandas Dazaranha e Raimundos. Os ingressos estão à venda pelo site www.blueticket.com.br e no lote promocional custam R$ 30,00.
O Billabong Pro Santa Catarina é uma realização Grupo RBS e da Quântica Eventos, com patrocínio da Skol. Apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, através do Fundesporte, e da Prefeitura Municipal de Imbituba, Fecasurf, Associação de Surf de Imbituba e da Praia do Rosa. Parceiros de mídia a Revista Alma Surf, Rede Atlântida FM e SporTV. Mídias sociais já em funcionamento http://twitter.com/BillabongProSC - http://www.facebook.com/BillabongProSC
Fonte: Assessoria de Imprensa (20/04/2010)