Falta pouco mais de um mês para o início oficial do verão, mas cidade de Balneário Piçarras já começa a viver o dia-a-dia da estação mais badalada do ano. Para receber os cerca de 70 mil turistas aguardados para a próxima temporada, o Governo Municipal trabalha para deixar em ordem toda a infraestrutura urbana e concluir a programação especial de verão. Durante três meses, turistas, moradores e veranistas poderão acompanhar uma extensa agenda que inclui shows, eventos esportivos e culturais.
A expectativa de comerciantes e hoteleiros é de que a movimentação de turistas na cidade durante o próximo verão recompense a fraca temporada do ano anterior, quando as enchentes que assolaram a região afastaram visitantes. O proprietário de pousada, Antônio Ribeiro é um dos empresários que está otimista. “No feriado do dia 15, tivemos lotação máxima e ainda faltaram vagas. Desde então, com o tempo ajudando, estamos tendo lotação máxima nos fins de semana”, afirma.
Um comparativo entre a próxima temporada e a anterior, entretanto, não poderá ser feito com base na pesquisa de demanda turística, realizada pela Santa Catarina Turismo (Santur). “Infelizmente, essa pesquisa, que é vital para o turismo, não foi contratada no último ano. Só temos informações dos anos anteriores”, afirma o diretor de turismo, Joelson de Souza. Sem os dados, a Setuce não tem como diagnosticar problemas no setor e direcionar corretamente a divulgação da cidade.
Infraestrutura urbana
A Secretaria de Obras, Serviços Rurais e Urbanos (Semur) também mobiliza seus funcionários para deixar a cidade em ordem para a próxima temporada. Ruas estão sendo pavimentadas e recuperadas; o calçadão das avenidas beira rio e beira mar está sendo revitalizado e as ruas centrais estão tendo todo o meio fio pintado.
Na orla da praia, a Semur trabalha na limpeza e pintura de calçadas e está distribuindo cerca de 150 lixeiras. O Governo Municipal também estuda a instalação de lixeiras fixas nas principais avenidas da cidade. A limpeza da praia e da Avenida Beira Mar funcionará diariamente com duas equipes que atuarão durante as madrugas partindo dos extremos da praia.
Fonte: Assessoria de Imprensa (17/11/2009)