A Arena Sabores do Litoral foi um dos destaques do 4º Festival de Turismo do Litoral do Paraná, realizado nesse fim de semana na Associação Banestado de Praia de Leste, em Pontal do Paraná. O evento, que teve a parceria do Senac, reuniu seis chefs renomados para ensinar o preparo de pratos típicos do litoral do Paraná.
No primeiro dia, a chef Eva, do Bar do Vitor, apresentou a Gastronomia Sustentável, que tem quatro conceitos como base: produtos orgânicos, regionais, produtos que não estejam em extinção e o reaproveitamento total do alimento. Seguindo esses conceitos, a chef Eva apresentou o arroz de siri. “Esse é um dos mais tradicionais dos nossos restaurantes, o arroz de siri, assim como todo nosso cardápio, segue essa linha de gastronomia sustentável”, afirmou Eva.
Logo depois foi a vez da cozinha dos Campos Gerais com a chef Rosane, do Restaurante Girassol. Ela apresentou um prato da cidade de Palmeira, o Pão no Bafo. “O prato consiste em costelinha de porco refogada e massa de pão caseiro, em forma de bolas, cuidadosamente acomodada em cima das costelinhas e abafada. O pão cozinha na panela e recebe todo o sabor da costelinha”, explicou.
O chef Mario Meirelles, do Senac Caiobá, regionalizou a paella. Prato tipicamente espanhol, foi adaptado por Mario, que recebeu a tradicional cambira, e foi muito bem aceito por todos os participantes da aula-show. Viviane Assumpção, moradora de Guaraqueçaba, achou que a cambira deu um toque especial para o prato. “Eu achei maravilhoso esse prato. O peixe defumado deu um toque muito especial. Lembrei o bagre defumado que fazemos lá em Guaraqueçaba”, disse.
A última apresentação teve fila de espera para a aula de ostra com gorgonzola e mel, do chef Nereu de Oliveira, do Sítio Sambaqui. Nereu apresentou todos os tipos de cultivos e deu uma verdadeira aula sobre o molusco. Desde as sementes, como são chamados os primeiros estágios do cultivo, até o reconhecimento de uma ostra própria para consumo. Logo depois, o chef mostrou como preparar o prato.
No dia seguinte, no sábado, a Arena Sabores do Litoral teve início com o chef Plínio Aguiar, que apresentou a famosa cambira, tainha seca e defumada tradicional da região. Em seguida, a simpatia do chef Mario Meirelles prendeu a atenção de todos os participantes na apresentação do medalhão de barreado com purê de mandioca e banana chips. “Esse prato é uma reinvenção do barreado. Foi uma invenção minha e do meu sócio que também é instrutor, Kaio Trevisan. Ele fez com a vitela, e nós pensamos em fazer com o nosso barreado. E deu certo!”, contou o chef. E para fechar a participação no Festival do Litoral, o chef Kaio Trevisan, apresentou o hambúrguer de siri e o escondidinho de cambira, e a sobremesa ficou com conta da chef Carla com o mousse de caipirinha.
No final, a equipe do Senac Caiobá fez uma apresentação bem humorada e criativa da história de Lampião e Maria Bonita, oferecendo doses da famosa cachaça de Morretes.
Fonte: Assessoria (25/08/2014)