Aprovada a lei que institui a ave símbolo de Indaial
A Câmara de Vereadores de Indaial aprovou por unanimidade na tarde desta terça-feira (26) o Projeto de Lei número 115/2009, de autoria do vereador Anderson Luz dos Santos (Batata), que instituiu o Dia Municipal das Aves e declara a saíra-de-sete-cores como a ave símbolo de Indaial. A escolha foi realizada pela UNIASSELVI, através do Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu (COAVE), que dinamizou uma consulta popular no município entre os dias 4 e 20 de maio. A eleição contou com o apoio da Prefeitura de Indaial, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Educação e Câmara de Vereadores. A votação que elegeu a saíra-de-sete-cores como a ave símbolo de Indaial obteve o expressivo número total de 14.447 votos. De acordo com dados do IBGE, com base no censo de 2008, a escolha mobilizou 28,91% dos indaialenses. A saíra foi eleita com 4.798 votos (33,21%), seguida do pica-pau-benedito (27,28%, gavião-carijó (20,68%) e tucano-de-bico-verde (17,76%). Ao todo, foram 151 votos brancos ou nulos (1,04%). A lei aprovada segue agora para a sanção do prefeito Sérgio Almir dos Santos, que deverá ocorrer durante a Semana do Meio Ambiente (1º a 7 de junho).
O vereador Anderson Luz dos Santos (Batata), que ocupa também o cargo de presidente da Associação Cultural e Desportiva (ACD) UNIASSELVI, informou que Indaial foi modelo nacional ao escolher uma ave símbolo de forma democrática. “Outras cidades do país instituíram uma ave símbolo sem levar em conta a opinião das pessoas. O que nós fizemos, certamente, servirá de exemplo”. Batata falou também do grande número de votos e da expectativa em transformar a saíra-de-sete-cores em um futuro mascote da preservação ambiental em Indaial. Ao mencionar o COAVE, responsável técnico pela realização da eleição, o vereador comentou da importância da prática de observação de aves com fins turísticos. Os vereadores Osvaldo Metzner, Rubens Ittner e Henrique Fritz fizeram apartes no discurso de Batata e elogiaram a iniciativa.
O projeto de lei aprovado criou, ainda, o Dia Municipal das Aves, que após a sanção do prefeito será comemorado em 6 de outubro. A data foi escolhida por estar próxima do Dia Nacional das Aves (5 de outubro) e da comemoração de São Francisco, protetor dos animais (4 de outubro).
Fonte: Assessoria de Imprensa (27/05/2009)