a festa em blumenau começa no centro, bem antes de tomar os setores da vila germânica
A concentração de foliões sexta-feira à tarde até o início da noite no Bar Tunga, na Rua XV de Novembro, provou mais uma vez que a badalação durante a Oktoberfest não fica restrita apenas aos pavilhões. Com o chapéu de fritz e o caneco de chope na mão, visitantes e turistas entraram no clima da festa.
Um grupo de paulistas de Indaiatuba (SP) levou outro ritmo além do das bandas típicas alemãs para o encontro, no Centro. Eles animaram o público com uma roda de samba. Munidos de instrumentos como pandeiro, cuíca e banjo, os visitantes chegaram à cidade quinta-feira e participam da Oktoberfest pela primeira vez.
Os paulistas se reúnem uma vez por semana para jogar futebol e tocar samba na cidade natal. Em Blumenau, eles não abandonam o hábito. O grupo que leva o nome Amigos da Terça e reúne 10 integrantes – apenas um deles não pôde vir à festa – promete que estará sempre a partir das 16h na praça do Castelinho da Rua XV, ao lado do Tunga, até domingo, quando retorna à São Paulo.
– Sabemos que a festa tem a intenção de preservar a cultura germânica, mas também trouxemos um pouquinho da nossa cultura para Blumenau – resumiu o professor de Educação Física e integrante do grupo, Carlos Honório, 24 anos.
Fonte: Assessoria de Imprensa (12/10/2008)