Baladas e Festas
Publicidade


HLERA na Festa e baladas
 

5º Salão Internacional do Artesanato traz sabores de Santa Catarina

Notícias




5º salão internacional do artesanato traz sabores de santa catarina
Brasília, 23 de outubro de 2012 – Os colonizadores portugueses e açorianos deixaram sua herança no litoral catarinense, onde os frutos do mar são os principais ingredientes para as iguarias. Apresentando a culinária açoriana, o restaurante Marias do Mar fará demonstrações de pratos típicos da gastronomia açoriana durante o 5º Salão Internacional do Artesanato que, acontece de 31 de outubro a 4 de novembro, no Pavilhão de Exposições (ExpoBrasília), no Parque da Cidade. Santa Catarina é o estado homenageado no evento este ano.
O restaurante Marias do Mar pertence à Cooperativa de Maricultores de Santa Catarina, que fornece os produtos para a produção dos pratos. Os frutos do mar são selecionados com rigor de qualidade, de forma ecologicamente correta e sem desperdício, cuidando da proteção do meio ambiente e cadeia produtiva.

Os pratos são simples, à base de peixes, ostras, camarões e mexilhões, entre outros, com tempero que também leva um pouco da culinária africana e indígena, com o requinte da mistura brasileira.

Será apresentado ainda o trabalho artesanal da cadeia produtiva de moluscos realizado pela Maricultura Familiar, ressaltando a força, coragem e ousadia das mulheres que se lançam ao mar para realizar esse trabalho. As mulheres deram novas formas para as conchas de moluscos, abrindo um novo caminho na criação de trabalho e renda; além disso, têm despertado o interesse de novos artesãos nas comunidades ribeirinhas produtoras.

Para a articuladora de negócios da Central de Comercialização da Maricultura Catarinense, Maria das Graças Silva, “participar do Salão Internacional do Artesanato é projetar o trabalho realizado pela Cooperativa, internacionalmente, além de mostrar para outros empreendedores, a nossa forma ecologicamente correta e sustentável de trabalhar, protegendo a cadeia produzida, sem desperdício de matéria prima e protegendo o meio ambiente”, afirma Maria das Graças.

No cardápio, os pratos levam os nomes das praias mais famosas do litoral catarinense:

Praia da Enseada: Mexilhões apimentados com macarrão, repolho refogado e farofa.
Praia do Farol: Mexilhões com purê de batatas, salada mista e farofa.
Praia Grande: Mexilhões ensopados, arroz, salada mista e farofa.
Praia da Imbituba: Risoto de mexilhões, salada mista e farofa.
Praia da Joaquina: Iscas de filé de peixe (filé de tilápia, fubá – sem glúten).
Praia de Palmas: Mexilhões à Janaina à milanesa (ovos, fubá e temperos secos - sem glúten).
Praia do Ribeirão da Ilha: Mexilhões meia concha temperados (temperos secos, purê de batatas com queijos: mussarela e parmesão ralado).

Praia do Ribeirão da Ilha: Ostras meia concha temperadas (temperos secos, purê de batatas com queijos: mussarela e parmesão ralado).

Harmonização com vinhos
Para acompanhar as iguarias da culinária açoriana, a Associação ProGoethe de Urussanga (SC), em parceria com o restaurante Marias do Mar, fará a harmonização dos pratos com os vinhos dos Vales de Uva de Santa Catarina, que conquistou a certificação de Indicação Geográfica de Procedência (IGP), em 2011.

A uva goethe é proveniente da região de Salem, Massachusetts, EUA. Edward Staniford Rogers, um horticulturista amador, realizou um trabalho de hibridação em viticultura e uniu a rusticidade das videiras americanas com o sabor rico e delicado das europeias. A uva recebeu o nome Goethe em homenagem ao pensador alemão. As videiras europeias, trazidas pelos primeiros imigrantes, não se adaptaram às condições da região de Urussanga, por isso foi feita a opção pela variedade americana.

A história da goethe na região de Urussanga começa no fim do século XIX, com o regente do consulado italiano, o advogado e jornalista Giuseppe Caruso Mac Donald, que veio para observar a evolução das colônias de imigrantes italianos em Santa Catarina, prestando auxílio à sua população. Caruso Mac Donald mantinha contato com Benedito Marengo, imigrante italiano em São Paulo, responsável pela introdução de diversas variedades de uva no Brasil, entre elas a goethe.

Associação ProGoethe conta, atualmente, com 40 hectares e seis produtores exclusivos da uva. São produzidos cerca de 200 mil litros de vinho goethe por ano.

Atração cultural
Além da culinária, o restaurante Marias do Mar apresenta um pouco da cultura catarinense com a artista Antonieta Mercês, contando histórias, declamando poesias e mostrando o humor regional. Antonieta, que faz parte do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), é professora aposentada da rede estadual de ensino e historiadora; escreveu o romance Saragaço, sobre uma vila simples de pescadores, e mais dois livros infantis. É também mestra em cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e lançou-se na carreira de atriz aos 60 anos, com uma participação no filme Por apenas um sorriso, produzido pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Outros sabores
Além da culinária catarinense, no 5º Salão Internacional do Artesanato o visitante encontrará comidas típicas de vários estados, como Pernambuco, Paraíba, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal. São salames, queijos, pizzas, espetinhos, bolinhos de bacalhau, pastéis, biscoitos, doces, vinhos e sucos.
Fonte: Assessoria (23/10/2012)
 

newsletter
Cadastre ou remova seu e-mail da nossa Newsletter.

Nome Completo:


E-mail:


Opção:








HLERA NA FESTA ® por Hlera Networks, 2002-2024 - Todos os direitos reservados - HLERA NA FESTA é o site de Fotos e Vídeos do HLERA.COM.BR. As Coberturas Fotográficas são realizadas em Gaspar, Blumenau, Brusque, Balneário Camboriú, Florianópolis, Curitiba, Indaial, Timbó, Ilhota e outras cidades de Santa Catarina e Sul do Brasil. Política de Privacidade.


Soluções para internet