O Stúdio de Dança Mery Rosa realiza nesta sexta e sábado (24 e 25) a 4ª Mostra de Dança Contemporânea de Itajaí. Os bailarinos da Cia. Eliane Fetzer e do Kaiowas Grupo de Dança subirão ao palco às 20h30, e os ingressos já estão à venda no Teatro a R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia). A 4ª Mostra de Dança Contemporânea de Itajaí é patrocinada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
A Mostra de Dança Contemporânea é um espaço destinado a grupos e bailarinos profissionais que trabalham com produção em dança, utilizando novas linguagens, técnicas mistas e propostas cênicas experimentais. O evento não é competitivo e será dividido em quatro noites de apresentações. Em cada noite, uma Cia irá apresentar seu trabalho, que varia entre 30 a 60 minutos de duração.
Cia. Eliane Fetzer – Espetáculo "Por Toda Minha Vida"
"Por toda Minha Vida", fala de uma casa em que vivem pessoas com os problemas que enxergamos todos os dias. Brigas familiares, desentendimentos entre homem e mulher, fugas e solidão.
O balé se constrói a medida em que os bailarinos movem o cenário para as situações cotidianas e o envolvimento dos bailarinos retrata a concepção coreográfica como um grande problema familiar.
Kaiowas Grupo de Dança - Espetáculo "Cumprimento Fiel"
O espetáculo "Cumprimento Fiel" se desenvolve sob uma marca estética referenciada no Teatro de Arena quanto à sua forma circular, conceito desenvolvido para significar a unidade e o divino, como num cumprimento fiel da criação que se presencia em sua possibilidade de acontecimento. As luzes identificam as fontes sensíveis de comunicação com o outro, jamais perdendo a idéia da circunferenciação, que estabelece uma área de contato comum com essas unidades sensíveis e comunica um intento que a antecede: a vontade fundamentada na fé do indivíduo.
Nessa produção o Kaiowas dialoga agora com a concentração, o respeito, a fé, o outro e o espaço, a unidade e o divino, abordados por uma concepção gestual das bailarinas em uma conversação com o som e a luz. A trilha sonora foi composta por Luciano Oliveira, produtor de Lula Queiroga, parceiro de Lenine, e dita as influências, ao mesmo tempo que demonstra a universalidade da montagem.
O Grupo sediado em São José/SC, foi criado em 1993, pela bailarina e coreógrafa Karina Barbi, que também dirige e compõe o elenco da Companhia.
Com o espetáculo "Oito Trigramas" recebeu o título de melhor coreógrafa do XX Prêmio INBA-UAM – Concurso de Composição Coreográfica Contemporânea, realizado na cidade do México, em 1999. Participou também do Panorama Rio Arte de Dança Contemporânea, em 2002. Seu último trabalho, "Pausa" rendeu-lhe convites para participar do Dança Brasil 2004 – Circuito Cultural do Banco do Brasil, da Mostra Contemporânea do Festival de Dança de Joinville, 2004, X Fenart (João Pessoa), Caravana Funarte de Circulação Regional Sudeste/Sul, Fora do Eixo - SESC/SP, Centro em Movimento (Fortaleza/CE), em 2006.
Fonte: Assessoria de Imprensa (23/10/2008)