Duzentos profissionais, entre policiais civis e militares, bombeiros e agentes de segurança interna vão cuidar da segurança da 28ª Oktoberfest de Blumenau, que será realizada de 06 a 23 de outubro, no Parque Vila Germânica. Em reunião realizada ontem (15), a Comissão de Segurança da festa definiu o esquema de trabalho para garantir tranqüilidade aos visitantes da maior festa alemã das Américas.
De acordo com o presidente da comissão, Walfredo Balistieri, o esquema de trabalho este ano será praticamente o mesmo da festa anterior. Ontem foram apresentados os locais em que funcionarão os postos de atendimento das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, ambulatório médico e demais órgãos de fiscalização que atuam na festa para garantir a tranqüilidade e a diversão dos visitantes.
A Polícia Militar vai atuar com 35 agentes durante a semana e nos finais de semana o efetivo aumenta para 40, informou o Tenente-Coronel Cláudio Roberto Koglin, do 10º Batalhão de Polícia Militar. Além de atuarem dentro dos pavilhões e na região de entorno da Vila Germânica, a PM vai trabalhar no Centro da cidade, onde ocorrem os desfiles oficiais da festa.
Helicóptero
A Polícia Civil vai trabalhar com um delegado, um escrivão e oito agentes durante a semana, aumentando o efetivo nas sextas, sábados, domingos e no feriado para um delegado, dois escrivães e 13 agentes. Os policiais civis terão uma delegacia dentro da Vila Germânica, que vai funcionar também durante o dia com o serviço de achados e perdidos, e uma delegacia móvel na Rua XV de Novembro, junto às escadarias da Catedral São Paulo Apóstolo, informou o delegado regional Rodrigo Marchetti. A PC contará ainda com um helicóptero para reforço nos dias de maior pico.
O Corpo de Bombeiros, de acordo com o primeiro-tenente Daniel Gevaerd Müller, vai trabalhar com até seis soldados durante a semana e para os finais de semana, o efetivo será de oito a 10 agentes.
O esquema de segurança da 28ª Oktoberfest contará ainda com a atuação de mais de 100 profissionais, que farão a segurança interna e patrimonial da festa. A empresa Minister, vencedora da licitação pública e que atuou na área em 2010, deverá contar com até 170 seguranças em dias de maior movimento, informou o gerente da empresa, Sérgio Kuehl.
Fonte: Assessoria de Imprensa (16/09/2011)