Este fim de semana será agitado para os fãs de pólo aquático. A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático Regional de Santa Catarina (Sobrasa), realiza o 2º Festival de Pólo Aquático Cidade de Itajaí. A competição ocorre nos dias seis e sete, no Quartel do Corpo de Bombeiros de Itajaí e tem início as 9h.
O festival tem como objetivo fomentar a prática do pólo aquático em Itajaí, que é uma modalidade olímpica. O esporte é competitivo e no festival, se destaca por preparar atletas de ponta no estado de Santa Catarina, para que possam integrar a seleção brasileira de pólo aquático na olimpíada de 2016. O campeonato também prepara equipes de base com escolinhas e equipes que competirão em campeonatos estaduais, sulbrasileiros, nacionais e do Mercosul.
No jogo, as regras são simples. Com a marcação de faltas graves, pênaltis, escanteios, disputas de bola, entre outras, vence o time que marcar o maior número de gols, objetivo principal do jogo. A prática da modalidade aqui em Itajaí é favorecida pelas condições climáticas e pela cultura regional, que é voltada para atividades desportivas, o que faz do pólo aquático uma alternativa desportiva viável aos itajaienses.
Quatro equipes estão inscritas na competição, destas duas são de Curitiba, uma de Florianópolis e uma de Itajaí. Os times podem ser mistos e contam com 16 atletas, sendo que na água são seis jogadores e um goleiro. A idade dos jogadores do time de Itajaí varia entre 20 e 35 anos, e a equipe conta com apenas uma jogadora.
Fonte: Assessoria de Imprensa (04/03/2010)