Fenarreco
Casas Noturnas, Boates, Danceterias, Baladas
Há exatos 25 anos surgia a Festa Nacional do Marreco – a Fenarreco, com o propósito de se transformar num festival gastronômico, acompanhando a grande festa da cerveja de Blumenau, a Oktoberfest, criada dois anos antes.
Brusque, com uma economia bem menor que a atual, ainda se ressentia da maior enchente de todos os tempos, acontecida em 1984, mas tinha chegado a hora da virada. O então Prefeito, Dr. José Celso Bonatelli, autorizou a Comissão Municipal de Turismo, a organizar a festa. E foi aqui, no Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque, que tudo começou. E a proposta do festival gastronômico, foi desfeita na primeira noite. Os brusquenses, que compareceram aos milhares aqui, não vieram apenas para jantar e comer os pratos de marreco, mas também para dançar, beber chopp e confraternizar com os amigos.
Daí em diante, a Fenarreco tomou proporções gigantescas e sua promoção foi levada para todo o Brasil e países da América do Sul e se transformou numa referência para Brusque.
Para este ano, algumas novidades estão reservadas ao público e entre elas, a presença de duas bandas internacionais: uma vinda da Alemanha e outra da Áustria. Como a proposta da Fenarreco é o de se constituir numa festa de famílias e amigos, novas competições vão desafiar e divertir dos participantes.
Em 2010, acontecerá também o 2º. Concurso Nacional de danças folclóricas das étnicas alemã, italiana e polonesa, que constituíram os primeiros imigrantes que colonizaram nossa cidade.