Baladas e Festas
Publicidade


HLERA na Festa e baladas
 

Exposição no Neumarkt reúne aparelhos antigos de rádios

Notícias




exposição no neumarkt reúne aparelhos antigos de rádios
Hoje eles viraram item de colecionador e até objeto de decoração, mas os aparelhos de rádio já tiveram uma grande importância nos lares do Brasil. Por muito tempo foram o principal meio para se informar, até a chegada da televisão nos anos 1950. Quem viveu a era de ouro do rádio – entre os anos 1930 e 1940 – conheceu os rádios valvulados, uma das paixões de Dalcio Antônio Moretti, aposentado que mantém em casa um acervo cheio de antiguidades, dentre elas os rádios. São dele os modelos que ficarão expostos no Neumarkt até o dia 23, no pavimento superior, próximo à Capodarte.

Dono de um acervo que inclui raridades como rádios, gramofones, vitrolas e relógios de paredes – que ele calcula em mais de 3 mil peças –, seu Dalcio conta que começou a coleção ainda menino. Hoje, aos 76 anos, o morador de Indaial tem todos estes objetos dispostos em dois cômodos da casa, que ele chama de museu particular e que batizou de Acervo de Antiguidades e Artesanato Giuseppe Moretti. Seu Dalcio não abre as portas do museu para qualquer pessoa, “só para os conhecidos”, deixa claro.

Mas quem circular pelo Neumarkt nos próximos dias terá a oportunidade de ver as relíquias conservadas por ele, como o Philips holandês (anos 1950) e o RCA Victor (anos 1940). Só de rádios a coleção conta com cerca de 30 a 40 exemplares. Dez deles podem ser vistos na exposição. “Eu tenho um carinho especial pelos rádios. Alguns modelos têm cerca de 100 anos”, se orgulha o colecionador, que garante que a maioria deles ainda funciona. “É só dar uma batinha para válvula acender”, conta.

Serviço
O quê: Exposição "Rádio Vintage"
Quando: Diariamente, das 10h às 22h. Até dia 23 de abril
Onde: Neumarkt Shopping, no pavimento superior, próximo à Capodarte
Quanto: Evento gratuito
Fonte: Assessoria (11/04/2017)
 

newsletter
Cadastre ou remova seu e-mail da nossa Newsletter.

Nome Completo:


E-mail:


Opção:








HLERA NA FESTA ® por Hlera Networks, 2002-2024 - Todos os direitos reservados - HLERA NA FESTA é o site de Fotos e Vídeos do HLERA.COM.BR. As Coberturas Fotográficas são realizadas em Gaspar, Blumenau, Brusque, Balneário Camboriú, Florianópolis, Curitiba, Indaial, Timbó, Ilhota e outras cidades de Santa Catarina e Sul do Brasil. Política de Privacidade.


Soluções para internet