Baladas e Festas
Publicidade


HLERA na Festa e baladas
 

Cães-guias participam de treinamento no Norte Shopping

Notícias




cães-guias participam de treinamento no norte shopping
Quem estiver no Norte Shopping neste sábado, dia 10, vai poder acompanhar de perto um pouco do trabalho de cães-guias. Das 11h às 20h, oito animais irão circular pelo shopping acompanhados de alunos que estão em treinamento no Instituto Federal Catarinense (IFC), de Camboriú. A atividade tem como objetivo habituar os cães com situações do dia a dia em lugares públicos. Neste dia, moradores de Blumenau e região também terão a oportunidade de se cadastrar como socializadores de cães-guias.

De acordo com o treinador e instrutor de cães-guias do IFC, Carlos Eduardo Rebello, o objetivo da atividade no shopping é que o cão faça trajetos e enfrente situações que fazem parte do cotidiano dos deficientes visuais, como por exemplo utilizar escadas rolantes e elevadores e circular por lojas de departamento e praças de alimentação. “O treinamento possibilita ao cão se adequar a diferentes locais públicos. E além disso, vai ajudar a divulgar o projeto e a condição da lei, que permite que o cão entre em qualquer ambiente”, destaca.

O instrutor explica que a atividade também contribui para conscientizar as pessoas sobre o comportamento adequado diante de um cão-guia e o deficiente visual. “É muito comum elas assediarem o cão, fazendo um carinho ou brincando com ele. A reação correta é ignorar o cão, que, naquele momento, está trabalhando e não pode se distrair. O correto é se dirigir ao deficiente visual, que vai decidir se o cão pode ser liberado para brincar”, acrescenta. É possível identificar se o cão está a trabalho pois ele usa uma capinha quando está nas fases de socialização e treinamento e um arreio e alça quando já acompanha um cego.

Além do treinamento com os cães pelo shopping, o IFC também estará com uma base montada em frente à Havan. No local, treinadores e pessoas que já participaram do projeto da socialização irão orientar o público e realizar o cadastro de novos socializadores. Também estarão presentes duplas (deficientes visuais e cães guias) que receberam treinamento no instituto de Camboriú. “As duplas Karen/Orfeu, Iara/Faial e Luana/Mambo, todas de Blumenau, estarão lá para contar sua experiência. Queremos tirar um pouco o foco dos cães e colocar mais na pessoa, e mostrar a importância da inclusão social para os deficientes visuais”, comenta Carlos.

Sobre o projeto

Criado em 2013, o Centro de Treinamento de Cães-Guias do IFC, de Camboriú, já formou 15 duplas. É o único no Sul do país que oferece o treinamento para cães-guias – no total, são seis centros em todo o Brasil. O treinamento todo dura em média dois anos. Começa com a fase de maternidade, até o cão completar os dois meses, e em seguida vem a fase de socialização, quando o cão fica sob os cuidados de uma família para conhecer o mundo e frequentar ambientes públicos e privados. Essa etapa tem duração de 1 ano a 15 meses.

Depois, o cão entra na fase de treinamento, por um período de 4 a 6 meses. Ele faz vários trajetos e se envolve em situações do dia a dia. A fase seguinte é a formação da dupla, com duração de um mês. Por 3 semanas o deficiente visual fica hospedado no centro para dar início à adaptação. Na quarta e última semana, o cão é levado para a cidade onde o deficiente mora e faz todas as atividades do seu cotidiano, como acompanhá-lo até o trabalho ou escola.

Serviço
O quê: Dia de Cão – Treinamento com cães-guias realizado pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), de Camboriú
Onde: Norte Shopping, em frente à Havan
Quando: Sábado, dia 10, das 11h às 20h
Fonte: Assessoria (08/09/2016)
 

newsletter
Cadastre ou remova seu e-mail da nossa Newsletter.

Nome Completo:


E-mail:


Opção:








HLERA NA FESTA ® por Hlera Networks, 2002-2024 - Todos os direitos reservados - HLERA NA FESTA é o site de Fotos e Vídeos do HLERA.COM.BR. As Coberturas Fotográficas são realizadas em Gaspar, Blumenau, Brusque, Balneário Camboriú, Florianópolis, Curitiba, Indaial, Timbó, Ilhota e outras cidades de Santa Catarina e Sul do Brasil. Política de Privacidade.


Soluções para internet